PROPÓSITO PRINCIPAL
Implementar atividades de Promoção da Saúde/IEC (Informação, Educação, Comunicação) com pacien-tes e população local para aumentar seus conhecimentos e habilidades sobre tópicos médicos relevan-tes.
RESPONSABILIDADES
- Informar pacientes e comunidades sobre MSF e os serviços que oferece.
- De acordo com as prioridades médicas, fornecer informações aos pacientes e à comunidade sobre tópicos espe-cíficos de saúde
- Implementar atividades de educação e conscientização sobre saúde (sessões em escolas, igrejas, comunidade), sob as indicações e a supervisão do Gerentede Promoção da Saúde com Engajamento Comunitário (PSEC).
- Sob a orientação do Gerente de PSEC, avaliar o impacto das atividades (com perguntas, verificações e observa-ções de comportamento) e relatar-lhe as dificuldades, prioridades e barreiras.
- Coletar todos os tipos de informações relacionadas às condições específicas de saúde e de vida da população, especialmente para identificar as populações mais vulneráveis a serem atendidas.
- Relatar ao Gerente de PSEC: atividades, problemas enfrentados, prioridades e barreiras.
- Estabelecer e manter contatos com parceiros sociais, incluindo outras ONGs e serviços de saúde governamen-tais que possam fornecer respostas a problemas sociais.
- Manter as áreas de educação e comunicação limpas e arrumadas e os materiais profissionais disponíveis.
- Participar da criação de qualquer material necessário para as atividades de informação, educação e comunicação.
RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS DA SEÇAO/CONTEXTO DE MSF
- Junto com o/a Gestor/a de PSEC participar no planejamento e implementação de estratégias preventivas e curativas dos principáis problemas relacionados com a atenção primaria à saúde, saúde sexual e reprodutiva, saúde dos/as adolescentes, cuidados maternos e infantis e outros relevantes para o Projeto nas zonas urbana e rural.
- Realizar ações de promoção da saúde e educacao em saúde por meio de sessões educativas; diálogos e reuniões com as comunidades das populações ribeirinhas e quilombolas, que estimulem à participação social e o trabalho integrado e integral das comunidades; encontros com lideranças, autoridades das escolas, rede de apoio e trabalhadores de saúde.
- Co-crear materias e métodos de educação em saúde para as populações das comunidades objetivo, em colaboracao com o/a Gestor/a de PSEC e as comunidades locais.
- Participar na articulação de ações que facilitem a integração entre as equipes de saúde e a população de Portel exemplo: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e zona rural, considerando as características e as finalidades do trabalho em MSF e a capacidade das equipes de saúde.
- Apoiar treinamento/coaching dos/as ACSs e outros atores da comunidade e trabalhadores/as de saúde em temáticas relevantes para o projeto e as comunidades .
- Realizar atividades nas comunidades, UBSs, escolas, centros comunitários que gerem ambientes de apoio (arte para crianças, recreação, grupos de apoio, clubes de jovens, clubes/comitês de saúde da comunidade, informações sobre os direitos do paciente, etc.), se necessário.
- Excecutar ações de vigilância baseada na comunidade (Vigilância Comunitária) com coleta de dados, busca ativa de casos, vinculação aos cuidados, rastreamento de pacientes realizadas pela comunidades e trabalhadores de saúde. Exemplo: ACSs dirigidos às situações de risco sanitário para as populações ribeirinhas, quilombolas e mais vulneráveis da zona urbana, conforme estratégia médica do Projeto.
- Contribuir nas avaliações diagnósticas rápidas (Avaliação Situacional) e enquetes com o levantamento e atualização dos dados sobre as temáticas defidas pelo projeto em questões de saúde, comportamento de busca de saúde, barreiras de acesso das comunidades mais vulneráveis da zona urbana e zona rural do município.
- Apoiar na implementação das ações de cuidados baseados nas comunidades (Cuidados Básicos de Saúde Comunitária) dentro das comunidades.
- Participar do desenvolvimento das atividades de monitoreamento e avaliação, em equipe, das ações de atenção primária a saúde, saúde sexual e reprodutiva, saúde dos/as adolescentes e cuidados maternos e infantis no âmbito do Projeto e dos serviços de saúde do município
- Suporte na codificação de dados em banco de dados.
- Realizar atividades integrais em colaboração com os demais departamentos do Projeto, com psicólogos/as, médicos/as, enfermeiras/os, assistentes socias, etc., nas estratégias e atividades multidisciplinares complementares e catalisticas.Esta descrição do cargo pode ser alterada de acordo com as actividades ou a evolução da Missão.
Esta descrição do cargo pode ser alterada de acordo com as actividades ou a evolução da Missão.
VAGA PARA RESIDENTES DE PORTEL
Requisitos:
Educação:
Graduação em Ciências Sociais, Serviço Social, Comunicação Social, Pedagogia, Jornalismo, Enfermagem ou Docência.
Experiencia:
Preferencialmente, experiência anterior de pelo menos dois anos em docência, enfermagem, trabalho comunitário, engajamento comunitário, serviço social e/ou mobilização comunitária.
Idiomas:
Conhecimentos básicos de Inglês é altamente desejável e será um diferencial
Conhecimento:
Conhecimento básicos de informática e métodos didáticos
Competências:
Organização; Compromisso; Gerenciamento de estresse; Trabalho em equipe; Flexibilidade; Conhecimento técnico; Criatividade.
SOMENTE CANDIDATOS(AS) SELECIONADOS SERÃO CONTACTADOS(AS) PARA AS PRÓXIMAS ESTAPAS DO PROCESSO SELETIVO.
Copias Físicas do CV podem ser entregues no seguinte endereço:
Escritório MSF em Portel: R.Severiano de Meira, 45 Portel, PA (Caixa de Correios)
Benefícios:
Assistência médica, Assistência odontológica, Seguro de Vida, Vale-refeição, Vale-transporte
$ads={1}